MNP

Notícias

21/12/2017
Fonte:

Soja: estudo aponta incremento de 20% na produtividade

Pesquisa foi realizada pela Alltech Crop Science em parceria com o consultor Marcos Iamamoto

 

O uso de soluções naturais à base de nutrientes, aminoácidos e extratos vegetais, ao longo do ciclo da soja, pode auxiliar em um incremento de até 20% na produtividade da lavoura, favorecendo a rentabilidade do produtor. O número foi apontado após estudo realizado pela Alltech Crop Science em parceria com o consultor Marcos Iamamoto, no centro de experimento do especialista, em Jaboticabal (SP).

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos da empresa, o resultado foi identificado por meio de comparação com uma testemunha - área em que o tratamento não foi aplicado. "A testemunha produziu cerca de 63.96 sacas, já no tratamento em que as soluções foram utilizadas colheu-se aproximadamente 77.6 sacas", conta.

 

As aplicações são feitas pelo menos duas vezes durante o desenvolvimento da soja, geralmente entre o terceiro e o quinto trifólio, e entre o botão floral e a florada plena. "O objetivo é promover o balanceamento hormonal da planta, que pode sofrer alterações ao longo do ciclo em função do manejo e das condições climáticas, por exemplo. O que acarreta em diversos tipos de estresse no vegetal", afirma Batista.

 

Com a promoção deste balanço hormonal, é possível observar benefícios diretamente ligados à produtividade da soja, ressalta o agrônomo. "Geralmente conseguimos um maior número de nós reprodutivos, melhor florescimento da cultura e aumento na quantidade de vagens. Dessa forma, alcançamos um resultado mais eficiente na colheita", destaca.

 

Outros resultados

O estudo envolveu todas as fases do cultivo da soja. Em cada etapa, foi utilizada uma ferramenta natural específica para o período, e os resultados levantados individualmente. Assim, foi possível identificar a ação de cada solução. A aplicação de aminoácidos associados a micronutrientes durante as fases vegetativa e reprodutiva da planta também chamou a atenção.

 

O tratamento favoreceu a produtividade da área em 20,41%. "Nesta situação, a finalidade foi nutrir o vegetal, por meio dos nutrientes que estão na composição, e fornecer energia, por meio dos aminoácidos, para auxiliar a planta a se desenvolver durante o seu ciclo", complementa Batista.

---

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).

 

              
Outras notícias
16/01/2018 - Produtor rural é eleito presidente do Conseleite MS
16/01/2018 - Produtores produzem adubos para combater pragas
16/01/2018 - Produtores de soja aumentam a colheita em até 18%
16/01/2018 - Showtec 2018: Senar/MS leva inovação à feira com a Vitrine Hortifrúti
16/01/2018 - Mercado de bovinos para reposição ganhando ritmo
16/01/2018 - Milho e farelo de soja ajudam balança em superávit de US$ 1,4 bilhão
15/01/2018 - Em Maracaju 150 jovens vão debater liderança e sucessão no agronegócio
15/01/2018 - Brasil quer dobrar a produção de frutas em dois anos
15/01/2018 - Showtec 2018 começa na próxima semana em Maracaju
22/12/2017 - Boi: exportação in natura em dezembro deve crescer 27,9%
Mais Notícias
 

Endereço:
Rua Raul Pires Barbosa, 116
Campo Grande/MS

Telefones:
(67) 3341-1444

E-mail:
contato@mnp.org.br